Fazer com ou Compor?
A interconectividade abraça a integralidade e a essencialidade a serviço do desenvolvimento de todos os envolvidos.
Além de estender propósito à luz do pensamento sistêmico, integra visão estratégica a projetos e organizações que visam se desenvolver como organismos vivos, com olhar para a composição de caminhos e conexões que ampliam a vitalidade, a viabilidade e a valorização dos ambientes.
Mais conscientes da interdependência, comunidades, grupos e equipes interagem compartilhando saberes, ampliando capacidades individuais e coletivas, e criando processos que não apenas minimizam impactos, mas regeneram o ambiente ativa e continuamente.
No Modelo HALOM de design e desenvolvimento que utilizamos, após a identificação do propósito e dos princípios norteadores, reconhecer as pessoas e seus papéis no ecossistema valoriza a proposta e o plano que juntos irão desenvolver, fortalecendo a cultura da geração de valor. Nosso eixo de serviços – RE*SIGN, contribui nesta direção. Apoiamos a composição, aplicação e gestão de Jornadas de Desenvolvimento e Engajamento de pessoas. Associando compartilhamento de conhecimento e engajamento, o desenvolvimento é composto de estratégias voltadas tanto a processos específicos de aprendizagem e capacitação (Lifelong Learning), como integradas ao plano de ação propriamente dito (Project Based Learning).
Seja na composição de governança e comitês, em processos onboarding e de ativação de redes, integração de parceiros e grupos de trabalho, ou programas de desenvolvimento de lideranças e equipes, o desenvolvimento torna-se muito mais estimulante e ativo quando integra aprendizagem, participação e realização, gerando ambientes mais responsáveis, resilientes e regenerativos.
A interconectividade difere de conexões entre partes isoladas, pois cria redes dinâmicas de interação entre todos os elementos do ecossistema – ambientais, sociais ou econômicos. Pessoas, projetos ou organizações, desenvolvem-se como organismos vivos mais conscientes de sua natureza e dinâmica de atuação e participação.
Essencialidade, Integralidade e Interconectividade são os princípios que norteiam o Desenvolvimento com Significado que a HAGARI oferece. Num cenário em constante transformação, é fundamental que projetos, negócios e organizações se desenvolvam de forma integral, contínua e ativa. Isso significa liderar mudanças com a compreensão do ‘porque’, que compartilhado, fortalece o posicionamento e a capacidade de engajamento e conhecimento, elementos chave ao crescimento e ao estímulo a inovação.
Aguardo seu contato! Vamos realizar juntos mudanças que gerem valor a todos os envolvidos!
Hânia Ribeiro