Vimos anteriormente o quanto (e cada vez mais) o compartilhamento de propósito é chave ao alinhamento estratégico e ao desenvolvimento de projetos, negócios e organizações, que visam gerar impacto com identidade clara e inovação.
Inovação é ação: inovar! Peter Drucker afirmou: “Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”. Isso nos revela que inovar é ação presente e, necessariamente, não requer a produção de algo que nunca existiu mas, sem dúvida, emerge de novos olhares.
Na HAGARI, conectamos inovação com aprendizagem continuada, compreendendo que a força inovadora cresce pelo Desenvolvimento com Significado, integral, continuo e ativo. Para além do sentido de inusitado, o novo olhar amplia a compreensão sistêmica, a composição estratégica, e o compartilhamento de valores, evidenciados em posicionamento reconhecido, engajamento fortalecido e conhecimento diferenciado, gerando valor.
Vejamos um exemplo vivenciado:
Desafio: O surgimento de novas tecnologias influenciavam fortemente estratégias de marketing, com impacto direto nos produtos e serviços oferecidos por uma agência lider de mercado.
Ação: A reflexão sistêmica e estratégica, mais do que redesenhar produtos e serviços, orientou a revisão das estruturas e processos, desde a proposição e criação, à produção e atendimento a clientes. Definiu-se, então, por iniciar a restruturação pela própria área de TI. Junto a reengenharia dos sistemas e bases de informação, as mudanças pediram novos perfis de profissionais. Antes considerada área de back-office, TI transformou-se em área de Novos Negócios. Com isso, competências distintas foram integradas – sistemas, produtos, relacionamentos – e profissionais desenvolvidos nos novos perfis. Alguns com perfil mais técnico tiveram a opção de atuar em novo prestador de serviços terceirizado, em lugar de serem apenas desligados, parte do acordo de terceirização.
Capacidades e valores gerados: Houve redução de 23% nos custos gerais da área em si. A decisão de iniciar por esta área fortaleceu o posicionamento da agência, que além de líder de mercado e referência em campanhas criativas com resultados expressivos nas vendas dos clientes, passou a ser reconhecida também por suas soluções integradas e inovadoras. O foco dos investimentos no âmbito do negócio, garantiu uma visão de retorno ampliada – curto, médio e longo prazos, com evidências de melhorias e ganhos não apenas na nova área, mas no clima interno, nos processos da organização como um todo, e nos relacionamentos com clientes e mercado.
Aguardo seu contato! Vamos juntos realizar mudanças que valorizem seu projeto ou organização e façam a diferença para seus públicos.
Hânia Ribeiro