O princípio na prática ou a prática como princípio?
Qual a relevância da prática sem a consciência dos valores que o praticar expressa?
Para que princípios possam nortear práticas, o design de projetos, negócios e organizações deve partir do pensamento sistêmico, com olhar atento às interdependências e interações dos ambientes, compreendendo-os como organismos vivos em desenvolvimento. Como afirma Fritjof Capra: “A natureza não tem desperdício. O design deve seguir esse princípio.”
Não raro, líderes, investidores e empreendedores destacam a importância do pragmatismo, por vezes entendido de forma equivocada, como uma curta ponte entre a estruturação rápida (geralmente padronizada) e a execução acelerada rumo aos objetivos e metas, em geral, de ordem material. Uma concepção, aliás, bastante distante daquela proposta pela Teoria U, de Otto Scharmer.
Pragmatizar é, sem dúvida, uma virtude. No entanto, o pensamento linear e a visão meramente utilitária podem, na pressa por resultados, desconectar caminhos do foco, desorientar participações e ignorar mudanças no cenário. Diante de transformações tão rápidas e constantes, é fundamental não confundir pragmatizar com simplesmente replicar ou improvisar.
Para a HAGARI, a força que impulsiona o movimento almejado emerge de sua essência que, compartilhada por todos os envolvidos ao longo do caminho, atribui coerência à governança, e consistência às estratégias de liderança e de composição de alianças. A Essencialidade, assim, fundamenta o pragmatismo. Sem ela, perde-se assertividade e efetividade, comprometendo a real otimização do tempo e dos recursos, e a conquista de resultados e impactos.
O Modelo HALOM de reflexão e definição estratégica orienta os serviços de DE*SIGN da HAGARI. Nele, Propósito e Princípios são diretrizes essenciais à identificação das demais diretrizes de relacionamento e crescimento.
Prezamos a visão de princípios na prática, ou “praticar o que se prega” (walk-the-talk). Por isso, a Essencialidade é um dos princípios norteadores do Desenvolvimento com Significado, da tomada de decisão às práticas, fortalecendo a identidade e o posicionamento, ampliando a capacidade de aprendizagem e engajamento, e o compartilhamento do conhecimento, fatores chave à geração de valor com inovação.
Entre as movimentos de mudança que os serviços de DE*SIGN da HAGARI já apoiaram, estão:
· Revitalização de organizações, restruturação e integração de áreas
· Estruturação e desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços
· Facilitação de teoria da mudança, planejamento estratégico, programas de aprendizagem
Aguardo seu contato! Vamos juntos valorizar seu projeto, negócio ou organização!
Hânia Ribeiro