DESENVOLVIMENTO COM SIGNIFICADO – INTEGRALIDADE

A reflexão anterior ressaltou a importância da orientação ao propósito para o pragmatismo de fato, isto é, a relevância da vivência de princípios na prática.

Abraçando a Essencialidade – um dos três princípios norteadores do Desenvolvimento com Significado da HAGARI – o princípio da Integralidade, corresponde à compreensão das dimensões aninhadas de aprendizagem, interação, e geração de valor: pessoal, interpessoal e transpessoal, já mencionadas em reflexões anteriores sobre pensamento sistêmico e liderança.

Mais do que nunca, projetos, negócios ou organizações precisam ser desenvolvidos como organismos vivos, e reconhecer a Integralidade é chave para ampliar capacidades individuais e coletivas e construir legado.

O Desenvolvimento com Significado HAGARI – integral, contínuo e ativo – compreende que o desenvolvimento de si, o desenvolvimento da comunidade de interação, e do todo maior ao qual pertencem, ocorrem simultaneamente e são interdependentes, visão fundamental para a geração de valor efetiva nos três âmbitos: saúde, sustentabilidade e sabedoria.

“Uma compreensão participativa do nosso papel na totalidade (wholeness) aninhada da vida pode nos tornar mais conscientes de que tudo é uma intervenção e todos nós temos a capacidade de aumentar a saúde e o valor de todo o sistema.” – como afirma Daniel Wahl.

Isso reforça o quanto estender o propósito, vivendo princípios na prática é determinante na construção e crescimento do projeto. O que aparentemente pode parecer conceitual, e até complexo para os atuais modelos de governança e gestão, é muito mais natural e orgânico do que se imagina.

Quanto de esforço e investimento tem sido necessário para o desenvolvimento, por exemplo, de instituições que estabelecem objetivos e metas para a saúde das pessoas, destacados dos objetivos e metas de adoção de práticas sustentáveis, ou do fortalecimento da cultura e do posicionamento?

O momento requer o desenvolvimento contínuo de organismos vivos que cultivam novos olhares e geram valor, à luz da essencialidade – orientação ao propósito – e da integralidade –  pensamento sistêmico. Abordaremos o terceiro princípio na próxima reflexão: Interconectividade.

O Modelo HALOM da HAGARI apoia seu projeto com:
– Desenho estratégico – do propósito ao planejamento (DE*SIGN)
– Jornadas de desenvolvimento dos públicos de interesse – específicas ou integradas às ações (RE*SIGN)
– Cultura da geração de valor – trabalho junto a Governança: estruturas, ecossistemas e estratégias (IN*SIGN)

Posicionamento, engajamento, e compartilhamento do conhecimento fortalecidos, impulsionando o crescimento e a inovação.

Aguardo seu contato! Vamos desenhar e realizar seu projeto, negócio ou organização!

Hânia Ribeiro

Outros Blogs recentes