DESENVOLVIMENTO INTEGRAL COMO FORÇA DE ENGAJAMENTO

O que é preciso para que a compreensão de nossa essencialidade, integralidade e interconectividade, oriente nossas escolhas, nutrindo nossa motivação, movimentos e manifestações continuamente?

É bastante comum, em tempos de ventos rápidos e fortes, cometermos o equívoco de entender o ser apenas pelo estar, ou no fazer, dando de ombros para as correntes mais profundas e a totalidade.

Mas, o que não faltam são referências que abordam, em algum aspecto, o Desenvolvimento Integral. Para mencionar alguns: Ken Wilber (Uma Teoria de Tudo: Uma Visão Integral para os Negócios, a Política, a Ciência e a Espiritualidade); Peter Senge (A Quinta Disciplina), falando sobre as organizações que aprendem; o centenário Edgar Morin (Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro), discorrendo sobre a necessidade de compreender o ser humano em sua totalidade, integrando o indivíduo, a sociedade e a espécie; ou mais recentemente Fred Koffman (Empresa Consciente), argumentando que uma liderança integral deve harmonizar três esferas essenciais: pessoal, interpessoal e impessoal; e Simon Sinek (O Círculo Dourado), e sua orientação para começar pelo Porquê.

A pergunta que não quer calar é: em que medida as ideias desses e de outros autores têm, efetivamente, contribuído para ampliar a consciência sobre o desenvolvimento integral, e estão presentes em nossas vivências práticas, não importando o papel que desempenhamos?

Essencialidade, integralidade e interconectividade são princípios norteadores do Desenvolvimento com Significado – contínuo, integral e ativo, nos serviços que a HAGARI oferece, seja na facilitação de um diálogo ou encontro de governança e gestores; composição do desenho e planejamento estratégicos; ou elaboração de jornadas (onboarding, trilhas e programas de aprendizagem, gestão de mudanças).

O Modelo HALOM.HAGARI guia a elaboração de estratégias em três camadas integradas e simultâneas: pessoas, seus papeis e interações; as atividades e conquista dos objetivos e metas; e o conhecimento gerado e disseminado, como legado. Para nós, o desenvolvimento de pessoas é a mais efetiva estratégia de engajamento dos diversos públicos para mudanças mais responsáveis, resilientes e regenerativas, que estimulam novos olhares e geram valor nas dimensões: pessoal (saúde), interpessoal (sustentabilidade) e transpessoal (sabedoria).

Propósito compartilhado, Pensamento sistêmico e Perspectiva estratégica orientam o Desenvolvimento com Significado da HAGARI, transformando execução em experiências, e êxito em realização a todos os envolvidos.

Aguardo seu contato! Vamos juntos fortalecer a concepção, consolidação ou o crescimento de seu projeto, negócio ou organização!

Hânia Ribeiro
Visite nosso canal Youtube: HAGARICAST.

Outros Blogs recentes