Já refletimos sobre a relevância da força pessoal, e vimos que quanto melhor buscamos o equilíbrio e a saúde integral, melhor a capacidade para ser e contribuir. Também, sobre a natureza interdependente dos seres vivos nos organismos que compomos, e relacionamentos que compartilhamos.
A saúde entendida o estado natural de máxima potência – organismos vivos: indivíduos, comunidades, ou organizações. Saudável o organismo, pode-se atingir a máxima capacidade na dimensão interpessoal, ou equilíbrio e harmonia das relações, definindo ‘sustentabilidade’. Sistemicamente, organismos saudáveis e ambientes sustentáveis em extensão, levam à compreensão profunda da interconexão e dos impactos no todo maior, como pessoas que ainda podem nem ter nascido, ou mesmo ambientes e lugares distantes no planeta. A sabedoria representa, então, a capacidade máxima da dimensão transpessoal.
Mas qual a relevância dessa compreensão? O que isso, efetivamente, impacta o dia a dia, o trabalho, a motivação e engajamento?
Como Daniel Wahl afirma: “A prática regenerativa começa e continua com o desenvolvimento pessoal. Não é uma ferramenta, mas uma prática de participação consciente e co-criação. Vivendo no relacionamento verdadeiro e praticando a arte da transformação, nos realinhamos com a própria vida.”.
Na verdade, tem valor para a vida, ou para quem almeja valorizar a vida em todos os aspectos. Eis a base do desenvolvimento regenerativo. A dimensão transpessoal, que aninha as dimensões pessoal e interpessoal, não é alvo a ser alcançado, mas inspira escolhas e sustenta decisões no momento presente, que vão além do ganho próprio, motivando mudanças significativas, e construindo legado.
Basta olharmos com atenção para nosso modo de vida, de trabalho e produção. Há caminhos repetidos? Há busca por ganhos rápidos ou soluções prontas? Há surgimento recorrente de novas necessidades? A visão utilitária cria um círculo vicioso que amplia a percepção de escassez.
Saber viver, prover, e gerar valor é possível! Assim como ampliar capacidades individuais e coletivas por ambientes mais responsáveis, resilientes e regenerativos.
O Desenvolvimento com Significado que a HAGARI vive, oferece, e quer ver propagar, visa contribuir para que projetos e organizações gerem valor com decisões claras e consistentes, e mudanças que transformam, fortalecendo a identidade, e a capacidade de impacto e inovação, essenciais para fazer a diferença, seja na concepção, consolidação ou crescimento dos projetos, negócios ou organizações.
Aguardo seu contato! Vamos juntos desenvolver seu projeto com novo olhar e geração de valor!
Visite nosso canal Youtube: HAGARICAST
Hânia Ribeiro