O SIGNIFICADO NO FLUXO INTERPESSOAL – “SÓ HÁ REALIZAÇÃO, SE HÁ RELAÇÃO“

Relação é o envolvimento de dois ou mais elementos? Ou seria ela a razão que vivifica cada elemento envolvido em si?

Vem à lembrança a “Alguém total” de Luiz Tatit: “(…) Quem dá um abraço / Não sabe se deu / Ou se devolveu (…) Quando um abraço sai de alguém / E não volta / Não envolveu /Anunciou, renunciou, dissolveu (…) Se o abraço for além de um minuto / Aí é fatal! Envolveu / Você tem um alguém total”. Quando a canção pergunta “Quem é que abraça quem?”, torna mais claro que é o abraço que realiza o “Alguém total”.

A atenção a como estamos nos relacionando e agindo deve ir além de pensar um mundo apenas pelo que estamos ou queremos fazer, mas pela qualidade do nosso viver, como nos revela Daniel Wahl, autor de Design de Culturas Regenerativas.

Com este novo olhar, a relação, antes vista como o elo, numa perspectiva sistêmica, torna cada um de nós o elo no fluxo ininterrupto do todo, uma célula do organismo vivo maior, como na dinâmica da natureza. Dois pontos, então, se destacam: 1) Nós, seres vivos, compomos os sistemas e temos responsabilidade pelo fluxo interdependente e vital do organismo maior. A integralidade e saúde de cada um é que define e sustenta o equilíbrio e a resiliência dos ecossistemas diante dos eventos e mudanças. 2- A transformação emerge na consciência e na maturidade do compartilhamento, na escuta atenta e cuidadosa das diversas vozes e integração das capacidades existentes, essenciais à sabedoria e viver regenerativo.

Esse olhar está presente no Desenvolvimento com Significado que a HAGARI vive e oferece: cada vez mais, para além da mentalidade de execução apenas, a experiência torna-se fundamental para a concepção, consolidação e crescimento das iniciativas; para além da busca pelo êxito e conquistas materiais apenas, criar ciclos integrados de aprendizagem, por meio de jornadas de desenvolvimento e engajamento é chave para a realização de todos os envolvidos e geração de valor.

Certamente estão mais preparados e mais atentos ao valor que o desenvolvimento continuo, integral e ativo tem para seus projetos, negócios e organizações, os líderes e empreendedores que compreendem que as mudanças rápidas, assim como as novas capacidades requeridas pela transformação digital, têm impacto direto nas relações – entre as pessoas (nós), entre nós e os ambientes sociais ou naturais, e já em muitos casos, entre nós e os agentes IA.

Sem dúvida, quanto mais compartilhado o propósito, sistêmico o pensamento, e estratégica a visão, melhor o posicionamento, o engajamento, e o legado.

Aguardo seu contato! Vamos juntos atribuir significado e ampliar a capacidade do seu projeto!

Visite nosso canal Youtube: HAGARICAST.

Hânia Ribeiro

👉 www.hagari.com.br

Outros Blogs recentes