Cultivar novos olhares requer a reflexão como parte da ação. Projetos e organizações são comunidades de interação, ambientes que cultivamos e pelos quais somos alimentados, ciclos vivos e integrados compondo a jornada maior.
Para alguns, parece óbvio. A outros, um tanto teórico. A distinção: o entendimento sobre “realidade”. Ao redor, os negócios e seus componentes, as organizações e seus departamentos, os arranjos sociais e seus setores ressaltam a importância das relações. Contudo, não. Mais fragmentos, mais foco em si mesmos, e mais esforços para integração. Mas, quem realmente determina esse paradigma? O mundo, o mercado, o sistema, as empresas?
Já ouvimos: ”a vida é o que acontece enquanto fazemos planos”. Penso que a vida é o que flui nas relações, enquanto conformamos vidas, personificando estruturas.
Estudos e exemplos, como as Blue Zones e organizações de culturas vivas e inovadoras, demonstram o quanto a saúde das pessoas, a sustentabilidade nas relações, e a sabedoria em escolhas conscientes, são determinantes ao bem estar, à longevidade, e à prosperidade. Ainda assim, vencer o próximo obstáculo se mantem o foco comum. Um breve avanço é sinônimo de sucesso. Liderar gerando valor e construindo legado ou é conceitual demais ou muito complexo.
Em a Teia da Vida, Fritjof Capra alerta: “Precisamos pensar sistemicamente, mudando nosso foco conceitual de objetos para relações”. Defendendo a relevância da mudança de uma visão mecanicista para uma visão sistêmica e ecológica da vida, onde tudo está interconectado (em “teias”), afirma: “O homem não teceu a teia da vida, ele é dela apenas um fio. O que ele fizer para a teia estará fazendo a si mesmo.”.
O apoio que a HAGARI oferece observa o desenvolvimento integral, continuo e ativo das pessoas, da organização e do ecossistema. O Modelo HALOM de reflexão e definição de diretrizes, fortalece a cultura da geração de valor 3S: Saúde, Sustentabilidade, e Sabedoria como dimensões aninhadas, a integralidade em equilíbrio – pessoal, interpessoal e transpessoal -, pela regeneração da vida.
Transformarmos seu movimento de mudança, seja ele um projeto organizacional, de relacionamento, ou plano de negócio, numa Jornada de Desenvolvimento com Significado. Para além do foco na execução e no êxito, cada jornada avança integrando e alinhando estrategicamente: o plano de ação propriamente dito, o desenvolvimento e engajamento das pessoas, e o conhecimento gerado, com maior senso de pertencimento e realização, e ampliação de impactos e inovação.
Aguardo seu contato!
Vamos juntos transformar cada movimento de mudança em uma Jornada de Desenvolvimento com Significado que gera valor!
Hânia Ribeiro